O que è o Levain, como faz ?

O que è o Levain, como faz ? 

  


  È o método mais antigo de fazer fermentação no mundo, com base em achados arqueológicos do Egipto e na Grécia, sabe-se que desde 1800 Ac. ja era o  procedimento ja era utilizada para fazer pães. 


  Levain  ou levedura,   è  o  nome que se  da pra cultivação de microrganismo para a formação de fermento  natural a  partir somente de farinha, agua e um propulsor que poderá ser frutas com alto teor de açúcar, ou com frutas secas, açúcar que irão fermentar em agua. Esse processo requer tempo e cuidado semanal  (alimentação do fermento com farinha e agua ou mesmo renovar as frutas secas e o açúcar da fermentação liquida) o processo de fermentação se da  através de lactobacilos e fungos presentes naturalmente no meio ambiente, eles vão se alimentando e se reproduzindo, com teor de acidez variada, conforme o tipo de farinha e ate mesmo tipo de frutas quais foram adicionadas, vai azedando e aumentando ate a formação completa do fermento. Quando bem cuidada e realimentada, a porção mãe, tem longo período de duração,  na Suíça, me disseram que tem padaria familiar que  Levain  original tem mais de 80 anos, se è verdade eu não sei,  dizem que quanto mais velho fora massa mãe, melhor o  resultado  na  receita. O fermento do meu padeiro e professor, tem 10 anos, Esse Fermento  na  Italia   è  chamada de Biga, massa mãe,  na  França de  Levain,  na  Alemanha e Suíça, Sauerteig, na  Espanha, Levito madre,  em Inglês Sourdough, em portugues , massa azeda, fermento selvagem.

Então estão dispostos a   começar o  próprio fermento ? 

Meu padeiro disse que é legal batiza-lo com um nome próprio. 


Primeiro   Levain  



Receita


100g de farinha de  Centeio 

70 g de água. 

30 g de suco de maça com a casca, obtida através do processo de ralar 


Num recipiente alto com tampa, com capacidade no mínimo de 600 g. (vidro transparente) qual você possa marcar com caneta a evolução do processo, ou use um esparadrapo, è importante marcar sempre a evolução.  Junte 100g de farinha (obs. Centeio  tem mais fungos e oferece menor resistência a  microorganismos) com 70 g de água e 30 g. de suco da maça. Use a água na temperatura 40°, misture tudo de forma homogênea , após, cobrir o recipiente de  forma a deixar sair os gases que irão se formar na fermentação, colocá-lo em local onde a temperatura seja entre 27°c e  30°c.  Agora começa a   espera.


1.Segundo dia após 24 horas (24)

Primeira alimentação, 100g de farinha,100 g de água a 40°c ,adicione primeiramente a agua, misture bem em seguida a farinha de forma homogênea após, cobrir o recipiente de  forma a deixar sair os gases que irão se formar na fermentação, colocá-lo em local onde a temperatura seja entre 27°c e  30°c. 

2. Terceiro dia após 48 horas (24)

Segunda alimentação, 100g de farinha,100 g de água a 40°c ,adicione primeiramente a agua, misture bem em seguida a farinha de forma homogênea após, cobrir o recipiente de  forma a deixar sair os gases que irão se formar na fermentação, colocá-lo em local onde a temperatura seja entre 27°c e  30°c. 

3.Quarto dia após 60 horas (12) 

(Obs. A partir dessa etapa, a fermentação começara reagir mais rapidamente e terá odor acido e poderá ter mais ou menos atividade, a partir desse processo , antes da alimentação, você devera desprezar 50% do volume e continuar o processo com 50%  restante da massa. 

exemplo 200+200+200=600/2 = 300 massa ativa + 160 (farinha nova + agua = 460g. massa nova.) 

Terceira alimentação, 100g de farinha,60 g de água a 40°c ,adicione primeiramente a agua, misture bem em seguida a farinha de forma homogênea após, cobrir o recipiente de  forma a deixar sair os gases que irão se formar na fermentação, colocá-lo em local onde a temperatura seja entre 27°c e  30°c. 

4. Quinto dia após 66 horas (6)

( Repita o processo, desprezar 50% do volume e continuar o processo com 50%  restante da massa) 

Quarta alimentação, 100g de farinha,60 g de água a 40°c ,adicione primeiramente a agua, misture bem em seguida a farinha de forma homogênea após, cobrir o recipiente de  forma a deixar sair os gases que irão se formar na fermentação, colocá-lo em local onde a temperatura seja entre 27°c e  30°c. 


5. Sexto dia após 70 horas (3)

( Repita o processo, desprezar 50% do volume e continuar o processo com 50%  restante da massa) 

Quinta alimentação, 100g de farinha,60 g de água a 40°c ,adicione primeiramente a agua, misture bem em seguida a farinha de forma homogênea após, cobrir o recipiente de  forma a deixar sair os gases que irão se formar na fermentação, colocá-lo em local onde a temperatura seja entre 27°c e  30°c. 


6/7 ou 8 dias : Estamos quase lá, entrando na fase final que é testar a potencia do fermento, a partir de agora, ele deve dobrar ou triplicar num período de 3 horas.

Conseguindo esse resultado, Aplausos, deu tudo certo, agora você ja pode batiza-lo com um nome, nasceu o teu primeiro fermento  natural, você pode usar  nas tuas receitas prediletas. 

Dessa massa mãe, guarde pelo menos 100 gramas na  geladeira e alimente pelo menos uma vez na  semana, quando for realimentar-lo  retire da geladeira e deixe-o  retornar a  temperatura ambiente novamente, repita o processo, 100 g. farinha,60 g. agua, aguarde  12 horas e leve novamente a geladeira, quando for usar, alimente o pelo menos 2 dias antes de voltar utilizar. 

Comentários